phone_in_talk

Aparelho de pressão arterial

Aparelho de pressão arterial

Aparelho de pressão arterial: aprenda mais sobre o equipamento nesse guia completo!

Você sabia que no Brasil mais de 38 milhões de pessoas são hipertensas? E que apenas 23% delas controlam a patologia corretamente? É isso que a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) afirma. Diante de números tão expressivos, medir a pressão em casa é uma prática cada vez mais recomendada pela comunidade médica. Só no país, cerca de 2 milhões de aparelhos de pressão arterial são vendidos justamente com essa finalidade.

Mas por que fazer o monitoramento continuo em casa? Essa estratégia permite traçar valores mais precisos da pressão e em diferentes momentos do dia. Deste modo, o paciente tem um mapa da doença e consegue identificar se há picos ou mudanças bruscas dela. Inclusive, a própria Organização Mundial da Saúde recomenda a automedição, pois ela é uma excelente fonte de informação adicional para o histórico do paciente.

O que é a hipertensão?

Conhecida popularmente como pressão alta, a hipertensão arterial sistêmica é uma condição clínica caracterizada pela elevação dos níveis tensionais durante a circulação sanguínea. Ela dilata o coração e danifica as artérias. De maneira geral, é considerado hipertenso aquele com pressão igual ou superior a 140/90mmHg. A doença é silenciosa e, quando não tratada corretamente, pode acometer danos graves aos indivíduos, como infarto, AVC, insuficiência renal e etc. Diversos estudos apontam que tabagismo, sedentarismo, alimentação inadequada, insônia frequente e outros maus hábitos aumentam as chances de desenvolver a patologia.

12 sintomas mais comuns da pressão alta:

  1. Dor de cabeça;
  2. Dores musculares, especialmente na nuca;
  3. Ânsia de vômito;
  4. Mãos e dedos azulados;
  5. Calafrios;
  6. Mal estar;
  7. Dores no peito;
  8. Boca seca;
  9. Visão turva,
  10. Zumbido no ouvido;
  11. Tontura;
  12. Sangramento nasal.

Quais são as consequências práticas da hipertensão nos órgãos internos?

Quando permanecemos com taxas elevadas de pressão constantemente, o sistema circulatório fica sobrecarregado e, por consequência, deteriora vários órgãos.

No coração: ocorre o crescimento exacerbado do músculo, coagulação do sangue e até infarto.

No sistema reprodutor: propicia a disfunção erétil, ou impotência sexual;

No cérebro: pode romper artérias importantes, induzindo ao AVC;

Nos rins: causa insuficiência crônica renal;

No sistema circulatório periférico: acarreta em aneurismas, tromboses e varizes.

Como funciona e quais os tipos de aparelhos de pressão arterial?

O equipamento opera, basicamente, cessando momentaneamente o fluxo sanguíneo, o que torna possível a leitura da pressão diastólica e sistólica. Existem aparelhos de pressão arterial digital e analógico, mas nenhum é superior ao outro. Por isso, antes de optar por um modelo, é preciso da consultoria médica para entender quais são suas reais necessidades. A periodicidade do uso, precisão e facilidade na visualização são pontos importantes que influenciam nisso. Dentro dessas duas categorias de aparelho de pressão arterial - manual e digital - há outras divisões, como o de mesa, de pulso e o infantil.

Como medir a pressão corretamente em cada tipo de aparelho de pressão arterial

Manual: também conhecidos como analógicos, os manuais são os mais utilizados pelos profissionais da saúde, uma vez que o uso do estetoscópio se faz necessários para a leitura correta da pressão. Para medir com este equipamento, primeiro coloque a braçadeira posicionada dois dedos acima da linha da dobra do cotovelo, firmando-a sem apertar. Feito isso, apoie o estetoscópio no pulso e bombeie a braçadeiras para inflá-la com ar. Esse processo deve ser repetido continuamente até que a pulsação alcance 180 mmHg, ou que ela fique inaudível pelo estetoscópio. Conte dois segundos e solte aos poucos o ar da braçadeira. O próximo passo exige concentração, pois a audição e visão serão fundamentais para um resultado preciso. Com o auxílio de um estetoscópio, preste atenção no momento que os batimentos fortes voltarem. Anote o número disponível no manômetro pois essa á a pressão máxima. Assim que as batidas cessarem é porque você chegou a pressão mínima. Portanto, escreva o número indicado no manômetro e pronto, já tem a pressão completa.

Digital: sendo considerado o modelo mais fácil para a medição em casa, os aparelhos de pressão arterial digital têm um uso mais simples. Basta posicionar a pulseira dois dedos abaixo da divisa com o antebraço e clicar no botão “start”. Automaticamente, a bomba de ar será acionada e a braçadeira irá inflar sozinha. Isso dará início a leitura que ficará gravada no visor digital, o que torna dispensável a anotação.

Aparelho de pressão arterial de mesa: Faz parte da família dos analógicos, mas se diferencia pelo manômetro que fica apoiado em uma mesa ao invés da braçadeira. Também pode ser fixado em uma parede e o processo para aferição é o mesmo que o dos manuais, sendo ideal para idosas e pessoas que vivem sozinhas.

Aparelho de pressão arterial infantil: Como os pequenos possuem uma espessura de braço menor, esse modelo é ideal para as crianças de até 12 anos. A indicação de faixa etária do produto pode variar de acordo com o tamanho e peso. Já a aferição vai depender se o aparelho é digital ou analógico, seguindo os mesmos padrões.

Antes de medir a pressão, atente-se:

Mesmo que aferir a pressão seja um procedimento fácil de realizar, alguns cuidados devem ser tomados antes de usar o aparelho de pressão arterial, para que o resultado apresentado seja o mais preciso possível. Você pode conferir alguns deles abaixo:

- Ter uma alimentação leve e evitar comidas gordurosas;

- Fazer um repouso de no mínimo 15 minutos em um local tranquilo e confortável;

- Não fazer a medição com a bexiga cheia;

- Se abstenha de álcool, cigarro ou cafeína 30 minutos antes da aferição;

- Evitar conversar durante o procedimento;

- O ideal é estar sentado ou deitado para medir a pressão;

- Para um resultado preciso, recomenda-se fazer a aferição duas vezes no mesmo braço em um intervalo de 2 minutos entre cada medida

- Certifique-se de que a braçadeira esteja adequada as circunferências do braço, pessoas obesas podem precisar de um equipamento especial;

- Pede-se que a pressão seja medida no antebraço quando o paciente possui mais de 45 cm de circunferência no braço;

Por que acompanhar a pressão em casa?

Poucas pessoas sabem, mas a pressão arterial no ser humano se comporta de formas diferentes durante o dia e durante a noite. O diagnóstico precoce da hipertensão ajuda no controle eficaz da doença e diminui os riscos das consequências causadas por ela. Para quem já é diagnosticado, essa medida é eficaz para acompanhar a evolução do quadro e encontrar tratamentos adequados para cada pessoa. Há vários casos em que a pressão do paciente oscila conforme o ambiente. Se ele está em um consultório médico, por exemplo, o nervosismo pode impactar no resultado da aferição, para mais ou para menos. Os médicos chamam de “hipertensão do avental branco". Nesse sentido, é importante poder medir em casa, que é um ambiente confortável, e poder apresentar uma ficha completa para o especialista de saúde analisar. Para isso, a dica é estabelecer um horário padrão durante o dia e a noite, fazer a aferição e anotar os valores diariamente. Hoje em dia, há vários aplicativos que ajudam a fazer esse controle de forma prática.

O que levar em consideração na hora de adquirir seu aparelho de pressão arterial?

A qualidade do equipamento impacta diretamente na precisão do resultado. Portanto, compre em estabelecimento de confiança e expertise no ramo, como a Cirúrgica Rima – empresa especializada em comercialização de produtos hospitalares de alta performance-. Outro ponto importante é saber qual será o medidor mais adequado para você e por isso é importante ter o acompanhamento de um profissional da área. Para auxiliar seus clientes, a Cirúrgica rima possui um time de profissionais capacitados e que podem prestar consultoria para sanar todas as dúvidas sobre o aparelho de pressão arterial. Por fim, de prioridade para empresas que trabalham com garantia, assim como a Cirúrgica Rima!

Solicite sua cotação Online

Fale com um dos nossos atendentes e tire suas dúvidas,
receba suas cotações. Estamos sempre disponíveis
para nossos clientes.

phone_in_talkFale com um atendente
Entre em contato conosco

Regiões de atendimento baseado em: Aparelho de pressão arterial

Aclimação
Bela Vista
Bom Retiro
Brás
Cambuci
Centro
Consolação
Higienópolis
Glicério
Liberdade
Luz
Pari
República
Santa Cecília
Santa Efigênia
Vila Buarque
Brasilândia
Cachoeirinha
Casa Verde
Imirim
Jaçanã
Jardim São Paulo
Lauzane Paulista
Mandaqui
Santana
Tremembé
Tucuruvi
Vila Guilherme
Vila Gustavo
Vila Maria
Vila Medeiros
Água Branca
Bairro do Limão
Barra Funda
Alto da Lapa
Alto de Pinheiros
Butantã
Freguesia do Ó
Jaguaré
Jaraguá
Jardim Bonfiglioli
Lapa
Pacaembú
Perdizes
Perús
Pinheiros
Pirituba
Raposo Tavares
Rio Pequeno
São Domingos
Sumaré
Vila Leopoldina
Vila Sonia
Aeroporto
Água Funda
Brooklin
Campo Belo
Campo Grande
Campo Limpo
Capão Redondo
Cidade Ademar
Cidade Dutra
Cidade Jardim
Grajaú
Ibirapuera
Interlagos
Ipiranga
Itaim Bibi
Jabaquara
Jardim Ângela
Jardim América
Jardim Europa
Jardim Paulista
Jardim Paulistano
Jardim São Luiz
Jardins
Jockey Club
M'Boi Mirim
Moema
Morumbi
Parelheiros
Pedreira
Sacomã
Santo Amaro
Saúde
Socorro
Vila Andrade
Vila Mariana
Água Rasa
Anália Franco
Aricanduva
Artur Alvim
Belém
Cidade Patriarca
Cidade Tiradentes
Engenheiro Goulart
Ermelino Matarazzo
Guianazes
Itaim Paulista
Itaquera
Jardim Iguatemi
José Bonifácio
Moóca
Parque do Carmo
Parque São Lucas
Parque São Rafael
Penha
Ponte Rasa
São Mateus
São Miguel Paulista
Sapopemba
Tatuapé
Vila Carrão
Vila Curuçá
Vila Esperança
Vila Formosa
Vila Matilde
Vila Prudente
Grande São Paulo
São Caetano do sul
São Bernardo do Campo
Santo André
Diadema
Guarulhos
Suzano
Ribeirão Pires
Mauá
Embu
Embu Guaçú
Embu das Artes
Itapecerica da Serra
Osasco
Barueri
Jandira
Cotia
Itapevi
Santana de Parnaíba
Caierias
Franco da Rocha
Taboão da Serra
Cajamar
Arujá
Alphaville
Mairiporã
Litoral de São Paulo
Bertioga
Cananéia
Caraguatatuba
Cubatão
Guarujá
Ilha Comprida
Iguape
Ilhabela
Itanhaém
Mongaguá
Riviera de São Lourenço
Santos
São Vicente
Praia Grande
Ubatuba
São Sebastião
Peruíbe
Acre AC - Rio Branco
Amapá AP - Macapá
Amazonas AM - Manaus
Pará PA - Belém
Rondônia RO - Porto Velho
Roraima RR - Boa Vista
Tocantins TO - Palmas
Alagoas AL - Maceió
Bahia BA - Salvador
Ceará CE - Fortaleza
Maranhão MA - São Luís
Paraíba PB - João Pessoa
Pernambuco PE - Recife
Piauí PI - Teresina
Rio Grande do Norte RN - Natal
Sergipe SE - Aracaju
Distrito Federal DF - Brasília
Goiás GO - Goiânia
Mato Grosso MT - Cuiabá
Mato Grosso do Sul MS - Campo Grande
Espírito Santo ES - Vitória
Minas Gerais MG - Belo Horizonte
Rio de Janeiro RJ - Rio de Janeiro
São Paulo SP - São Paulo
Paraná PR - Curitiba
Rio Grande do Sul RS - Porto Alegre
Santa Catarina SC - Florianópolis

Outros produtos relacionados à Aparelho de pressão arterial