phone_in_talk

Equipamentos Médicos Hospitalares

Equipamentos Médicos Hospitalares

Conheça toda a funcionalidade dos equipamentos médicos hospitalares e saiba como preservar a sua qualidade

Quando estamos passando por alguma situação que prejudique a nossa saúde, colocando-a em risco, com possíveis dores, desconfortos e sofrimento, sempre nos questionamos se é necessário ir ao médico ou não. Ao sentirmos algo que não estamos acostumados no nosso corpo, principalmente quando há suspeita de alguma doença, nossa mente automaticamente associa a necessidade de procurar por cuidados médicos que ajudarão a resolver essas questões que nos incomodam.

Os hospitais têm como função, nos assegurar de que nossos problemas serão tratados ali naquele ambiente, muito embora nem sempre seja possível resolvê-los. O ambiente hospitalar possui um grande preparo e recursos para tentar ajudar seus pacientes ao máximo, por conta do alto desenvolvimento tecnológico e da ciência, se têm disponível uma série de equipamentos médicos hospitalares que são utilizados para auxiliar os tratamentos realizados.

Os equipamentos médicos hospitalares são as ferramentas que compõem o cotidiano das atividades exercidas dentro da área da saúde, através da sua utilização é possível realizar atividades, como avaliações, diagnósticos e tratamentos, aumentando ainda mais a qualidade do atendimento para os pacientes. Esses equipamentos precisam ser vistos como forma de investimento, para se obter um bom resultado a saúde das pessoas que precisam.

Ao decidir montar uma instituição relacionada à saúde, é preciso que se tenha organização e sejam feitas boas escolhas em relação aos equipamentos médicos hospitalares, aderir o uso de bons equipamentos faz com que o trabalho seja feito de forma mais prática, com resultados mais benéficos e certeiros, atentar-se a manutenção desses equipamentos ajudam a manter a qualidade do diagnóstico solicitado.

Riscos em relação a biossegurança

As unidades hospitalares são ambientes que possuem grande probabilidade de risco a contaminação e danos à saúde, isso se dá em função da presença das diversas bactérias que permanecem nesse ambiente. A exposição no local pode fazer com que a pessoa saía de um hospital pior do que entrou, a contaminação pode ocorrer através do ar, dos objetos e dos equipamentos médicos hospitalares, a biossegurança é fundamental nesses locais.

Segundo a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, existe uma divisão entre as áreas hospitalares e o seu grau de infecção, são elas:

Área não crítica – O risco do desenvolvimento de infecções nessa área é mínimo ou inexistente, isso se dá por conta da não realização de atividades expositivas. São exemplos não críticos as áreas administrativas do hospital, almoxarifado, corredores e elevadores.

Área semicrítica – As infecções são de risco moderado para baixo, por conta da execução de processos que envolvem a realização de atividades essenciais, como o contato com possíveis agentes patógenos. São exemplos semicríticos os consultórios, enfermarias, apartamentos e a área de lavanderia.

Área crítica – Com o risco mais elevado, o desenvolvimento das infecções pode ser através de áreas com mais risco, aos materiais e equipamentos médicos hospitalares utilizados para realizar os procedimentos. São exemplos de áreas críticas o CME – Central de Material Esterilizado, UTI, salas cirúrgicas, unidades de isolamento, bancos de sangue, unidades de hemodiálise, lavanderia hospitalar.

Quais são os tipos de equipamentos médicos hospitalares?

Visando em conseguir um bom diagnóstico, executar os tratamentos de forma eficaz aos pacientes que dependem de equipamentos médicos hospitalares e para evitar o possível contágio e transmissão de agentes patogênicos, foram originadas algumas variedades de segmentos desses equipamentos, cada um atendendo a área médica que corresponde com a função.

São considerados equipamentos médicos hospitalares, tudo aquilo que compõe um hospital, entre a ampla diversidade encontramos alguns equipamentos médicos hospitalares, como:

Aparelhos de pressão, estetoscópios, laringoscópios, maletas, otoscópios, termômetros, bisturis, respiradores, desfibriladores, cardioversores, eletrocardiógrafo, monitor holter, tomógrafo, ventilador pulmonar, mamógrafo digital, endoscópio, oxímetro de pulso, máquinas de raio-X, cadeiras de rodas, mesas cirúrgicas, camas hospitalares, macas além de aparelhos que são utilizados para uso médico para realizar procedimentos mais intensivos, como nos tratamentos oncológicos, na realização de cirurgias, entre outros.

Como cuidar dos equipamentos médicos hospitalares para aumentar a durabilidade da qualidade?

Os equipamentos médicos hospitalares se desenvolveram muito com o decorrer do avanço tecnológico, com isso novas peças passaram a ser utilizadas para compor a sua estrutura e realizar o seu funcionamento de forma efetiva, isso fez com que algumas peças passassem a ser mais delicadas, como os monitores, os chips e até a própria estrutura. Mas, apesar disso, mesmo que o equipamento apresente uma ótima qualidade e alta resistência, existem alguns cuidados que pode auxiliar e expandir a durabilidade dos equipamentos em questão, são eles:

Transporte – Quando não realizado de forma adequada, com cuidado e atenção, o transporte dos equipamentos médicos hospitalares corre um certo risco de ser danificado, para evitar que esse tipo de coisa aconteça, é necessário realizar uma avaliação prévia do melhor trajeto, a altura das portas, larguras dos corredores, presença de escadas, se há inclinação, qual o horário mais adequado para transportar os equipamentos até o seu destino final sem ter prejuízos.

Condições ideais de funcionamento – É necessário realizar as avaliações no ambiente no qual os equipamentos médicos hospitalares serão instalados, detalhes como temperatura, umidade e luminosidade devem ser levados em conta antes de escolher um local fixo, pois cada equipamento precisa estar nas condições adequadas para assim, funcionarem de forma efetiva.

Documentação – Cada um dos equipamentos médicos hospitalares possui alguma regulamentação da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, contendo diversos tipos de informações sobre o equipamento, como o método de instalação, como a manutenção deve ser feita e a calibração para dar continuidade ao seu eficaz funcionamento, é importante manter o registro de qualquer atividade executada para manter o controle do seu funcionamento, garantindo também a conformidade com a legislação, sendo possível realizar o rastreamento de ocorrências com os aparelhos, facilitando o a detecção da origem das falhas e de outros possíveis danos.

Equipamentos médicos hospitalares de qualidade é na Cirúrgica Rima!

Sendo especializada na comercialização de equipamentos médicos hospitalares, a Cirúrgica Rima é a empresa que se preocupa com a saúde e o bem-estar das pessoas, principalmente para aqueles que visam nos procedimentos de diagnóstico, tratamento, recuperação e pós. Aqui você encontra uma ampla variedade de produtos e acessórios de cuidados médicos para auxiliar no melhor da saúde. Não hesite em conhecer melhor sobre os serviços oferecidos pela empresa Cirúrgica Rima, proporcionamos o melhor para cuidados da saúde. Entre em contato e solicite os seus produtos.

Solicite sua cotação Online

Fale com um dos nossos atendentes e tire suas dúvidas,
receba suas cotações. Estamos sempre disponíveis
para nossos clientes.

phone_in_talkFale com um atendente
Entre em contato conosco

Regiões de atendimento baseado em: Equipamentos Médicos Hospitalares

Aclimação
Bela Vista
Bom Retiro
Brás
Cambuci
Centro
Consolação
Higienópolis
Glicério
Liberdade
Luz
Pari
República
Santa Cecília
Santa Efigênia
Vila Buarque
Brasilândia
Cachoeirinha
Casa Verde
Imirim
Jaçanã
Jardim São Paulo
Lauzane Paulista
Mandaqui
Santana
Tremembé
Tucuruvi
Vila Guilherme
Vila Gustavo
Vila Maria
Vila Medeiros
Água Branca
Bairro do Limão
Barra Funda
Alto da Lapa
Alto de Pinheiros
Butantã
Freguesia do Ó
Jaguaré
Jaraguá
Jardim Bonfiglioli
Lapa
Pacaembú
Perdizes
Perús
Pinheiros
Pirituba
Raposo Tavares
Rio Pequeno
São Domingos
Sumaré
Vila Leopoldina
Vila Sonia
Aeroporto
Água Funda
Brooklin
Campo Belo
Campo Grande
Campo Limpo
Capão Redondo
Cidade Ademar
Cidade Dutra
Cidade Jardim
Grajaú
Ibirapuera
Interlagos
Ipiranga
Itaim Bibi
Jabaquara
Jardim Ângela
Jardim América
Jardim Europa
Jardim Paulista
Jardim Paulistano
Jardim São Luiz
Jardins
Jockey Club
M'Boi Mirim
Moema
Morumbi
Parelheiros
Pedreira
Sacomã
Santo Amaro
Saúde
Socorro
Vila Andrade
Vila Mariana
Água Rasa
Anália Franco
Aricanduva
Artur Alvim
Belém
Cidade Patriarca
Cidade Tiradentes
Engenheiro Goulart
Ermelino Matarazzo
Guianazes
Itaim Paulista
Itaquera
Jardim Iguatemi
José Bonifácio
Moóca
Parque do Carmo
Parque São Lucas
Parque São Rafael
Penha
Ponte Rasa
São Mateus
São Miguel Paulista
Sapopemba
Tatuapé
Vila Carrão
Vila Curuçá
Vila Esperança
Vila Formosa
Vila Matilde
Vila Prudente
Grande São Paulo
São Caetano do sul
São Bernardo do Campo
Santo André
Diadema
Guarulhos
Suzano
Ribeirão Pires
Mauá
Embu
Embu Guaçú
Embu das Artes
Itapecerica da Serra
Osasco
Barueri
Jandira
Cotia
Itapevi
Santana de Parnaíba
Caierias
Franco da Rocha
Taboão da Serra
Cajamar
Arujá
Alphaville
Mairiporã
Litoral de São Paulo
Bertioga
Cananéia
Caraguatatuba
Cubatão
Guarujá
Ilha Comprida
Iguape
Ilhabela
Itanhaém
Mongaguá
Riviera de São Lourenço
Santos
São Vicente
Praia Grande
Ubatuba
São Sebastião
Peruíbe
Acre AC - Rio Branco
Amapá AP - Macapá
Amazonas AM - Manaus
Pará PA - Belém
Rondônia RO - Porto Velho
Roraima RR - Boa Vista
Tocantins TO - Palmas
Alagoas AL - Maceió
Bahia BA - Salvador
Ceará CE - Fortaleza
Maranhão MA - São Luís
Paraíba PB - João Pessoa
Pernambuco PE - Recife
Piauí PI - Teresina
Rio Grande do Norte RN - Natal
Sergipe SE - Aracaju
Distrito Federal DF - Brasília
Goiás GO - Goiânia
Mato Grosso MT - Cuiabá
Mato Grosso do Sul MS - Campo Grande
Espírito Santo ES - Vitória
Minas Gerais MG - Belo Horizonte
Rio de Janeiro RJ - Rio de Janeiro
São Paulo SP - São Paulo
Paraná PR - Curitiba
Rio Grande do Sul RS - Porto Alegre
Santa Catarina SC - Florianópolis

Outros produtos relacionados à Equipamentos Médicos Hospitalares